TEILHARD DE CHARDIN (1881-1955) A Ciência do Amor Universal

em

TEILHARD DE CHARDIN (1881-1955)

A Ciência do Amor Universal

https://i0.wp.com/www.the-savoisien.com/blog/public/img16/Teilhard.jpgA par de uma longa educação jesuíta, notabilizou-se como antropólogo e geólogo. A síntese final desta longa formação de gênio surpreendeu o mundo atual. A vida, para ele, é uma forma específica de uma propriedade universal da matéria cósmica. Esta está sujeita a leis que a guiaram até a evolução humana, as quais ainda atuam até a transformação e “espiritualização” completa do homem e do universo. Essa lei básica é da mesma natureza do amor. “Habitualmente – escreve ele – só consideramos do amor a sua face mais sentimental, as alegrias e as penas que nos causa. Visto, porém, na plenitude de sua realidade biológica, o amor (isto é, a afinidade de ser para ser) não é privilégio do homem. Representa uma propriedade geral da vida. Como tal, reveste todas as formas tomadas sucessivamente pela matéria.”
Dizendo de outra maneira: se não existisse o amor, a matéria jamais teria se organizado. O universo inteiro seria apenas uma espécie de poeira de átomos isolados. Mas no mundo de Chardin não há lugar para o egoísmo. Um átomo sente-se necessáriamente atraído por outro. Uma célula procura outra, até levar à construção da criatura humana, formada por bilhões de células. Nessa criatura infinitamente complexa, cada célula abdica de sua própria individualidade única do conjunto.
Para esse irresistível processo de atração, comum a todas as coisas, Chardin criou uma nova palavra: amorização. O amor humano, especialmente entre o homem e a mulher – com sua extensa escala de atrações físicas e espirituais, que vão da simpatia à embriaguez dos sentidos – é o ponto culminante do processo. (…) Para Telhard de Chardin, o amor é o que atrai os homens em sua marcha evolutiva. Chardin não traz imperativos morais, mas atrai e orienta pela alegria, júbilo e esplendor de sua visão.

Fragmento do Livro “Introdução ao Estudo da Filosofia”, de Antônio Xavier Teles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s